PALAVRA DO SACERDOTE: SANTA MISSA POR EXCELÊNCIA



A celebração da Santa Missa, como “ação de Cristo e do povo de Deus hierarquicamente ordenado”, é o centro de toda a vida cristã do católico tanto para a Igreja geral, do mundo inteiro ou  para a igreja local, como  (Diocese, paroquia, capelas, comunidades). Ela é o centro germinador da vida dos fiéis.

Por isso é de máxima conveniência dispor a celebração da Missa ou Ceia do Senhor,  de tal forma que os ministros e os fiéis, participando cada um conforme sua condição, recebam mais plenamente aqueles frutos que o  Cristo Senhor quis prodigalizar, ao instituir o sacrifício eucarístico de seu corpo e sangue, confiando-o à sua dileta esposa, a Igreja, como memorial de sua paixão e ressurreição, como nos afirma as; ( IGMR: Instrução Geral sobre o Missal Romano).

Isto se conseguirá de modo adequado se, levando em conta a natureza e as circunstancias de cada assembleia, toda a celebração for disposta de tal modo que leve os fiéis à participação consciente, ativa e plena do corpo e do espírito, animada pelo fervor da fé, da esperança e da caridade. Esta é a participação ardentemente desejada pela Igreja e exigida pela própria natureza da celebração. Ele constitui um direito e um dever do povo cristão em virtude de seu batismo.

A comunidade deve celebrar a sua vida na santa liturgia. Mas deve celebra-la à luz de Jesus Cristo ressuscitado, vivo presente e atuante na comunidade, e não á luz de um tema, de uma idéia ou afins... Deve celebrar a sua vida, sim, com os problemas que lhe tocam mais de perto; mas á luz da palavra viva, como o único tema. E quando não se penetra profundamente na palavra de Deus, na docilidade do Espírito, facilmente pode-se cair na moralização ou banalidade. A Santa Missa, especialmente o Domingo dia do SENHOR, celebra realmente a vida da comunidade, nos seus diversos coloridos, mergulhada na única vida do Ressuscitado que lhe dá a vida. Ela é assim portanto o ‘cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a “fonte donde emana toda a sua força”.( Sacrosanctum  concilium, n.10)


Evidentemente, a santa Eucaristia não é uma refeição qualquer, mas a Ceia de Senhor, na qual fazemos memória de seu sacrifício da cruz,  de sua morte e ressurreição. Como o próprio nome Eucaristia diz, ela é a ação de graças e louvor. Anunciando a morte e proclamando a ressurreição do Senhor. Na celebração da Santa Missa, Jesus está realmente presente sobretudo nas espécies do pão e do vinho, mas” também na assembleia, nos ministros e na palavra proclamada”.(S.C. N.11).

Pe. Chagas, Vigário paroquial de Parambu.
14/outubro/2015.

Postar um comentário

0 Comentários