PALAVRA DO SACERDOTE: O QUE SIGNIFICA O ANO LITÚRGICO DA SANTA IGREJA CATOLICA APOSTÓLICA ROMANA?


A liturgia é a celebração do mistério Pascal de Cristo. Em volta deste núcleo fundamental da nossa fé, celebramos o ano litúrgico, ( que não coincide com o ano civil),o ano litúrgico inicia se sempre no primeiro domingo do advento, caindo assim em datas diferenciadas uma vez que o ano civil inicia se sempre no dia( 01 de janeiro),o tempo do advento fica compreendidos das primeiras vésperas do Domingo que cai no dia 30 de novembro ou no Domingo que lhes fica mas próximo, até antes das primeiras vésperas do natal do Senhor. “O tempo do advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para a solenidade do natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os Homens é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativas da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do advento se apresenta como um tempo de piedade e expectativa. 
O ano litúrgico, revela todo o mistério de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e Nascimento até à Ascenção, ao Pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor, portanto o ano litúrgico propõe um caminho espiritual, ou seja, a vivencia da graça própria de cada aspecto do mistério de Cristo, presente e operante nas diversas festas e nos diversos acontecimentos litúrgicos de nossa igreja. 
Também o ano litúrgico não apenas recorda as ações de Jesus Cristo nem somente renova a lembrança de ações passadas, mas sua celebração tem força sacramental e especial eficácia para alimentar a nossa vida cristã. Por isso, o Ano litúrgico é sacramento e, assim, torna-se um caminho pedagógico-espiritual nos ritmos do tempo. 
 Como a vida, a liturgia segue um ritmo que garante a repetição, característica da ação memorial. Repetindo, a Igreja guarda a sua identidade. Para fazer memoria do mistério, a liturgia se utiliza de três ritmos diferentes; A saber ;   
O RITIMO DIARIO, alternando manhã e tarde, dia e noite, luz e trevas; acompanhando o caminho do sol, que é símbolo de Cristo, o povo de Deus faz memoria de Jesus Cristo, nas horas do dia, pela celebração do oficio divino. – Dai o nome liturgia das horas. De tarde, o sol poente evoca o mistério da morte , na esperança da ressureição. De manhã o sol nascente evoca o mistério da ressureição novo dia para a humanidade. De noite, nas vigílias, principalmente na de sábado à noite, que inicia o domingo, dia da ressureição, celebramos em espera vigilante o mistério da volta de Senhor  . 

RITIMO SEMANAL, alternando trabalho e descanso, ação e celebração; o ritmo semanal é marcado pelo Domingo, dia em que o Senhor se manifestou ressuscitado. A história do Domingo nasce na cruz e na ressureição de Jesus . No primeiro dia da semana , quando as mulheres foram para embalsamar seu corpo, já não o encontraram mais. No Domingo, Jesus apareceu vivo a vários de seus discípulos, sozinhos, ou reunidos; comeu e bebeu com eles e falou-lhes do Reino de Deus e da missão que tinham que levar adiante. O dia de Pentecostes, vinda do Espirito Santo, também aconteceu no Domingo. ( Mt, 28,5-9; Lc 24,13-49; Mc 16,14; Jo 20,11-18;20,24, Ap 1,10 At 2,1-110).  

RITIMO ANUAL. Alterna o ciclo das estações e a sucessão dos anos, o ritmo anual compreende dois tempos fortes ; o Circulo Pascal, tendo como centro o Tríduo PASCAL, a Quaresma como preparação e o tempo Pascal como prolongamento ; o ciclo do Natal, com sua preparação no Advento e o seu prolongamento até a festa do Batismo do Senhor. Além destes dois, temos o tempo comum. Vivenciar o ano litúrgico é viver a santa liturgia em consciência e fé professada e vivenciada. 

Pe, Chagas; Vigário paroquial de Parambu, 06.10. 2015 

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