PALAVRA DO SACERDOTE - Decisão De Servir Ao Senhor: Um Momento De Crise Ocasião De Crescimento!


            Quais são as perguntas que mais nos interpelam nos momentos de “crise” de fé:

A quem servir? A quem escolher como Deus e Senhor? A quem servir em verdade?

A resposta a elas tem um sentido ainda maior em momentos de provação de trevas vivenciadas, portanto filhos e filhas de Deus, até mesmo pelos discípulos.

            No famoso discurso sobre o pão da vida muitos discípulos acharam muito “dura” as palavras de Jesus e chegaram a murmurar e se escandalizar e alguns deles “voltaram atrás e não andavam mais com ele” (Jo 6, 66). Jesus chega a perguntar aos doze Apóstolos se eles também estavam querendo deixa-lo  .

            Trata-se ai de um momento de crise que se torna ocasião de crescimento na fé para o verdadeiro discípulo. Simão Pedro como sempre encabeçando os doze pergunta  profeticamente: “ A quem iremos Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna!”(Jo 6. 68). Assim pelas palavras de Pedro fica sintetizado a opção por Cristo marcada pela fé. Portanto Filhos e filhas de Deus hoje nós somos convocados a repetir esta resposta de Pedro.

            No entanto esta escolha por Deus como nosso Mestre e Senhor! Deve ser sincera, pois ao contrário não seria uma opção acompanhada de felicidade, o sim a Deus deve ser sincero para ser fiel e manifestar-se no modo de viver. Josué interroga o povo reunido em assembleia a respeito de quem estavam dispostos a servir: aos deuses cultuados na época ou ao Senhor?  A resposta dele “quanto a mim e á minha família, nos serviremos ao Senhor”(      Js 24,15) a resposta é repetida pelo povo “ nós também serviremos ao Senhor porque Ele é nosso Deus”(Js 24,18). A resposta acontece em assembleia. A fé embora pessoal, ocorre em comunidade. Na Igreja e com a Igreja, a nossa fé cresce e se fortalece. A dimensão eclesial da fé fundamental para sua vivencia.

            A opção por Deus e pela sua palavra tem consequências para vida, a começar da família. Quem escolhe servir ao Senhor, vive o matrimonio e a família segundo a sua palavra. Por isso, é tão fundamental uma decisão consciente deste sim da criatura ao seu criador com confiança total e absoluta na bondade do Pai principio e fim de toda nossa existência.
 Amém!
 
Pe. Chagas vigário paroquial de Parambu
29/10/2015

 

Postar um comentário

0 Comentários