PALAVRA DO SACERDOTE: Como posso alcançar o Céu?


           Pergunta difícil de responder, mas ao mesmo tempo de fácil resposta. Parece paradoxal ( difícil .. mas fácil ..), no entanto, antes de qualquer coisa, é necessário sintetizar o termo “céu”, faremos isto com o auxilio do catecismo, “YOUCAT”, que no N.158 vai nos afirma que : “O céu é um interminável momento de amor. Nada mais nos separa de Deus, porque o nosso espirito ama o que toda a vida procurou. Juntamente com os anjos e os Santos, alegramo-nos ao lado de Deus e com Deus”.

           Quem observa um casal de namorados olhando-se carinhosamente, quem vê um bebé procurando tranquilamente os olhos da sua mãe, como se quisesse gravar para sempre o seu sorriso, fica com uma idéia (ainda que longínqua)  do Céu. Poder ver Deus face a face é como um instante de amor, único e infindável.

         No entanto, para se viver a plenitude do amor é preciso se deixar modelar pelo amado com simplicidade e confiança, “ Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele” é preciso nos entregarmos nos braços acolhedor de nosso bom Deus,  com a confiança de uma criança, e deixar que Ele realize aquele gesto tão significativo: “ Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos”. Temos que entender isto, somos criaturas contingentes, necessárias do auxilio de Deus! É preciso ter humildade e simplicidade para conhecer a vontade dele e cumpri-la: seja no matrimônio, com a disposição de harmonizar-se com o cônjuge; seja no estado religioso, com a alma aberta a tudo o que vem do alto, à maneira do filho dócil aos ensinamentos dos pais.

            Ser como criança significa também ser inocente, isto é, ter a alma semelhante a um cristal que nunca foi riscado: límpido, transparente e cheio de luz, jamais manchado por qualquer falta. O Reino de Deus é constituído por aqueles que se empenham em conservar a própria inocência a dos demais. Quando rezamos no Pai Nosso “venha anos o vosso reino”, devemos arder do desejo de que na Terra e em nosso interior se estabeleça a supremacia da inocência! Se abraçamos este ideal, seremos abraçados por nosso Senhor Jesus Cristo, porque Ele abençoa os que se fazem pequenos.

            Entretanto, quem perdeu a inocência, não pense estar numa situação irremediável. Este tesouro pode ser restaurado, como se verificou no caso de tantos santos que um dia foram falhos com a graça da santa inocência mas depois com o amor a Deus e aos irmãos recuperaram a santa inocência e consequentemente a santidade plena que nos chamamos de Salvação. Portanto: “Inocência, Humildade, Simplicidade, Perdão e confiança  absoluta na providencia de Deus”. Eis ai a FORMULA, para se alcançar o Céu, que o Bom Jesus nós ajude a alcançar este tão almejado premio. Amém!




 Pe. Chagas, Vigário paroquial de Parambu
22/10/2015

Postar um comentário

0 Comentários