QUAL O MODO MAIS ADEQUADO DE RECEBER A COMUNHÃO: EM PÉ OU AJOELHADO?








Esta pergunta me é frequente por fiéis devotamente consciente de quão grande é o sublime momento da santa comunhão, acho conveniente portanto esclarecer a nosso leitores que: Não há uma regra específica sobre o modo exterior de como um fiel deve receber a Sagrada Comunhão. Sabemos que antes do concílio Vaticano II ( concílio é a reunião de todos os representantes do episcopado do mundo, reunião esta convocada e somente pode ser convocada pelo santo Padre o Papa , para tratar de assuntos específicos da Santa Igreja Católica), era comum receber a Hóstia Sagrada ajoelhados e diretamente na boca, na “mesa da comunhão”, conhecida também como “comungatório”, uma barreira de separação entre o presbitério e a assembleia. Algumas Igrejas conservam essa estrutura, mas são poucas aquelas que utilizam a “mesa de comunhão” para distribuição da eucaristia.

A preocupação da Igreja está mais voltada para disposições interiores para uma boa recepção do Corpo e Sangue de Cristo. Logicamente, o nosso modo de agir deve dar testemunho de nossa fé, dos valores cristãos que regem a nossa vida. Porem, não é o modo exterior que indica se estou bem preparado para receber o sublime sacramento, pois Deus vê o coração.
Os fiéis não podem ser impedidos quando à escolha da melhor forma que consideram para receber o sacramento. Se o fiel considera mais apropriado receber de joelhos, em pé, na mão ou diretamente na boca, é uma decisão dele, e os padres e os ministros extraordinários da eucaristia não podem recusar. Porém, não se pode determinar que o meu modo de pensar e agir seja regra para outros: o que prevalece é o respeito, a reverência que devemos fazer ao Santíssimo Sacramento e procurar, em nosso dia a dia, ter um comportamento eucarístico, ou seja, um comportamento de agradecimento pela ação de Deus em nossa vida.
A Eucaristia não é apenas um símbolo de nossa fé; ela é o próprio corpo e sangue de Cristo. Por meio dela, nós nos encontramos de modo mais sublime com o Senhor, verdadeiro Homem e verdadeiro Deus, verdadeira comida e verdadeira bebida, alimento imperecível que nos leva à vida eterna.
Nossa postura exterior é importante, mas nossa disposição interior e nossas intenções é que prevalecem diante de Deus. Se podemos e preferimos ajoelhar, é coisa boa e justo, mas se não temos esse costume ou não podemos nos ajoelhar, isso não deve ser razão para considerar um mais digno do que o outro; são apenas expressões exteriores que têm seu valor, mas não determinam necessariamente o grau de espiritualidade e santidade de alguém .



Pe. Chagas, Vigário paroquial da paroquia São Pedro em Parambu. Ce.
11/08/2015

Postar um comentário

0 Comentários