PASTORAL DA JUVENTUDE



A PASTORAL DA JUVENTUDE


A Pastoral da Juventude é ação organizada dos jovens católicos que ligados pelos Sacramentos da Santa igreja Católica, evangelizam outros jovens, para viverem juntos os ensinamentos de Cristo, assumindo como opção evangélica preferencial os jovens de classes populares e os novos marginalizados, buscando a construção de um mundo com mais fraternidade , justiça e paz, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres com total dignidade humana, tornando-se agentes da construção da nova sociedade, guiados por Jesus Cristo, e Maria de Nazaré . Esta ação baseia-se nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil de 1994.

Ação Pastoral Evangelizadora, consiste simplesmente em continuar a ação de Jesus Cristo e falar do perdão, amor, fraternidade, justiça, paz, fé, caridade, abandonar o egoísmo, inveja, maldade, calunia, buscar se redimir e se arrepender dos erros, ser uma pessoa melhor.

A palavra pastoral deriva de pastor, que era um elemento constante na Bíblia.   Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor, àquele que tem ao mesmo tempo autoridade e amor para com suas ovelhas. Jesus Cristo também é comparado ao bom pastor no Evangelho segundo João.

Como instituição, a Igreja atua não só na transmissão de ideias, valores, mas no serviço à comunidade.  por meio do serviço, do diálogo, anúncio e  testemunho de comunhão com Jesus, guiados pelo evangelho e fazendo opção pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, reconhecendo valores e trabalhando as potencialidades boas de cada um, os dons que Deus lhe deu,   na construção de uma sociedade justa e solidária.

A Igreja Católica realiza a sua ação pastoral através de três funções pastorais:

·  Função profética: abrange as diversas formas do ministério da Palavra de Deus (evangelização, catequese e homilia), bem como a formação espiritual dos católicos;  e a denuncia das injustiças sociais presentes no dia a dia;

· Função litúrgica: refere-se à celebração dos sacramentos, sobretudo da Eucaristia, à oração e aos sacramentais;


·     Função real: diz respeito à promoção e orientação das comunidades, à organização da caridade e à animação cristã das realidades terrestres(lutar por vida digna, respeitar o direito do outro...) Neste último aspecto, a ação da Igreja engloba campos da sociedade (Comissão Pastoral da Terra, Mobilidade Urbana, Comunicação, Mulher Marginalizada, Familiar)  como a saúde (Pastoral da Criança, Saude, DST/AIDS...), a juventude (PJ, PJMP, PJR, PJE...), a solidariedade social (Pastoral Carcerária, Afro-Brasileira, Migrantes, Sobriedade...) a educação (Pastoral da Educação, Universitária, o meio ambiente (Pastoral do Pescadores, Terra...). Todas com o intuito de melhorar a fé e a vida das pessoas.



UM POUCO DA HISTÓRIA DA 
PASTORAL DA JUVENTUDE  EM PARAMBU 
Matriz de São Pedro em Dez/2012 (Foto: Silas Alves)


A Ação Pastoral da Igreja com Jovens em Parambu começa em meados dos anos 1970 com o surgimento das primeiras Comunidades Eclesiais de Base em diferentes partes da paróquia. Pessoas como Padre Eliésio, Padre Mauricio, Irma Siebra, Ir Ailce e Ir Lemos incentivam o protagonismo dos jovens leigos, para assumirem a tarefa de anunciar o evangelho de Jesus. Por meio dos encontros paroquiais de Medicina Popular e Encontros de Juventude, passam a orientar o surgimento das comunidades. Em muitas localidades os trabalhos pastorais eram assumidos por jovens: Gavião: Leuda, Lisboa Miranda: Antonia Alves (Dita), Eliezer, Algodões: Francisco Loiola( Françoar), Serra dos Lopes: Conceição, Maria Lopes, Raimundo Oiticica: Maria Gonçalves, Mariana, Luís Neco, Chiquinho Neco Pau Preto: Iracilda, Angelita, Vilma Facundo: Nainha, Carlos Miguel. Tamboril: Helena, Lucia, Jonas, Aurinha Jatobá: Francisca das Chagas, Manoel Neco, Antonio Mariano Monte Sion: Ageu, Paulo, Lia, Lucia, Alfredo, Isaltina, Dáuria, Francelino, Otavio, Assis Julio, entre outras. Estes jovens se reuniam mensalmente e organizavam visitas missionárias nas comunidades e mutirões para construir casas, sempre refletindo a realidade a luz do evangelho.


Posteriormente no inicio dos anos 1980 a identidade assumida por este grupo era da PJMP. Participavam também da Cidade: Neile, Manoelzinho, Zé Limeira, Zélia, Dedeta, Ana Maria, Joaquim, Francisco Antonio.  Entre outras ações, reuniram os jovens do Campo e da Cidade e fizeram a “Carta da Juventude de Parambu” que falava dos anseios e necessidades dos jovens Parambuenses como: emprego, educação e lazer e entregaram ao Poder Publico. Dra. Gleide, Juíza de Parambu na época recebeu com muito apreço essa carta e se comprometeu em pautar sua atuação na defesa dessas prioridades. 

Em março de 1982 jovens e assessores das dioceses de Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá, reunidos em Crateús, discutiam o papel da Igreja na Sociedade, e concluiu-se que a Igreja deve ter como suas principais preocupações: a libertação integral do homem, a fidelidade à opção preferencial pelos pobres a mobilização, organização e conscientização do povo, a denúncia das injustiças e o anúncio do Reino de Deus. Nessa ocasião oficializa-se a formação da Comissão Regional da PJMP, com a função de articular a pastoral nas dioceses. Na Diocese em todas as paróquias haviam grupos de jovens que se reuniam, porém sem uma identidade especifica. A partir desse período, também na paróquia de Parambu os grupos existentes assumem a identidade de Jovens do Meio Popular, portanto, passam a integrar a articulação da PJMP. Na paróquia havia uma Comissão Paroquial com representantes de cada região que articulavam a juventude. É nessa época que vários jovens despontam para atuação (militância) no sindicato, nas associações de moradores, nos partidos, e em vários instituições e movimentos de base. Neste período eu, Lia Lima já trabalhava com os grupos de jovens na paróquia e fazia a representação da Paróquia na Comissão Diocesana de Juventude. Entre 1983 e 1991, foi o período em que fiz a representação da Diocese no Regional NE I e do Ceará na Comissão Nacional da PJMP.” (Lia Lima)


 Na Década de 1990 a Diocese de Crateús, decide em Assembleia assumir a identidade de Pastoral da Juventude - PJ. O mesmo acontece na Paróquia de São Pedro. O grupo segue com grande participação de jovens e surgem novas lideranças. Cidade: Valda, Marcos, Eliane, Valdileia, Damião, Allan, Jucelia, Wiltinho, Raimundinha, Irami, Elton, Cacau, Marquinhos, Eroneide, Arimatéia, Marcelo, Miguel. Monte Sion: Eliane, Ebinete, Neuiane, Geovan, Vando, Milsson, Juscilano, Maninha, Deilma, Wilton Carlos. Os Encontros de Jovens continuam reunindo jovens da cidade e do interior e foca-se mais na formação humana, espiritualidade, cursos bííblicos e estudo da conjuntura social e política do país.


Em 1996 durante as Santas Missões Populares em Parambu, a juventude do Bairro Beleza assume como compromisso criar um grupo de jovens no Bairro para trabalhar mais com a realidade especifica da comunidade. Nasce o Grupo Mensageiros da Paz.  Esse grupo serve como referencia para a criação de grupos em outras comunidades entre 1996 e 1999. No Bairro Centro surge o Grupo Seguidores de Cristo (1996), no Distrito de Monte Sion como compromisso de Crisma, os crismados formam a PJ Filhos de Sião (1998), no Distrito de Miranda o JUSAP (Jovens Unidos Semeando Amor e Paz - 1998), Distrito de Gavião o Grupo Juventude Unida (1998), Vila de Tamboril Solidários Pela Paz (2004), bem como grupos em outras localidades que se identificavam apenas como Grupo de Jovens da Igreja.
Mensageiros da Paz - Bairro Beleza, fundado em 1996 (Foto: face do Mensageiros)

Mensageiros da Paz e JUSAP

Seguidores de Cristo - Bairro Centro, fundado em 1996. (Foto: Aldevanes Oliveira)

Seguidores de Cristo - Bairro Centro

Estes grupos passam a se identificar como grupos da Pastoral da Juventude Paroquial e sob o acompanhamento da Ir Onete Luz criam a Coordenação Paroquial da PJ que contava com os coordenadores de cada grupo: Filhos de Sião: Silas, Eliane, Fagner, Diana; Juventude Unida: Nazareno, Cicero, Lucelia, Adriano; Mensageiros da Paz: Raimundinha, Irami, Marcelo; Seguidores de Cristo: Arteildo, Allan, Ritinha, Agamedes, Paulo Tadeu, Miguel; JUSAP Edson, Eliane, Ana Paula, Ritinha Alves, Flavio, Farley; Grupo das Serras: Antônio(Toinho), Simone Lopes, Iranildo, Ivanildo, Valdira, Carlinhos, Neílda, Dária, Flaviana. Esse grupo se reunia frequentemente, tudo era decidido em comum e todos assumiam o compromisso de realizar. Irmão Onete e Ir Socorro sempre realizavam momentos de Espiritualidade e integração para fortificar os laços de amizade entre os diferentes grupos. Em 2001 com os jovens das Serras e do Distrito de Gavião deu-se início a PJR (Pastoral da Juventude Rural) com grupos acompanhados por Ir Socorro Mota. Isso aconteceu porque na época se discutia  a necessidade de trabalhar uma identidade específica da Juventude Rural, junto com a CPT, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na Pastoral da Juventude os grupos ficaram sob a orientação de Ir Onete.

PJ Filhos de Sião - Dist. Monte Sion, fundado em 1998 (Foto: Silas Siqueira)

Pastoral da Juventude Filhos de Sião (Foto: Diana Alves)
JUSAP - Dist. Miranda, fundado em 1998 (Foto: Ritinha Alves)

JUSAP - Jovens Unidos Semeando Amor e Paz (Foto: Ana Paula Nunes)


A Equipe Paroquial, juntamente com a Coordenação Paroquial da PJ promoviam Estudos de Formação de Lideranças Jovens a nível paroquial e nas regiões, e ainda enviavam jovens para a Escola Popular Diocesana em Crateús que tinham a missão de formar Agentes de Transformação no Sertão dos Inhamuns e Crateús e Evangelizadores de Jovens por Jovens. Os que participavam repassavam os conteúdos nos Encontros Paroquiais e Regionais de Juventude. Na linha de ações de mobilização social importantes a PJ participou da organização de duas edições da Caminhada da Paz (1999/2004) contra o extermínio de jovens em Parambu e da Caminhada Por Amor a Vida (2012) de combate ao alto índice de suicídios de jovens em Parambu nos últimos anos.
PJ Solidários Pela Paz - Vila Tamboril, fundado em 2014 (Foto: Emanoelle Noronha)

Pastoral da Juventude Solidários Pela Paz  (Foto: Emanoelle Noronha)


PJ Fortes na Fé - Dist. Oiticica, fundado em 2014 (Foto: Mairla Freitas)

PJ Fortes na Fé e PJ Filhos de Sião (Foto: Lucia Alves)

Como exemplos de grupos que permanecem em atividade desde sua fundação temos o Grupo Mensageiros da Paz, que realiza um trabalho de visita às comunidades do interior e animação para o surgimento de novos grupos de base em muitas localidades e organiza eventos como a Festa do Milho e a escolha da Rainha de Santa Luzia. Destacamos ainda como grupos ativos há mais de 15 anos o JUSAP (Distrito de Miranda) que contribui na animação da Igreja de Dom Bosco. E ainda a PJ Filhos de Sião que atua na região de Monte Sion e Serras por meio do Teatro Religioso (Vida de São Francisco, Coroação de Nossa Senhora, Via Sacra) Ações Ambientais de limpeza de pontos turísticos e religiosos no município e encontros de Estudo de Personalidade e Formação Humana a Luz do Evangelho, e também na animação dos tempos fortes da comunidade (Cristoteca, Caminhada da Juventude). Existem ainda grupos de base em diversas comunidades como Oiticica, Campo Grande, Novo Assis, Januário, Serra dos Lopes, Pau Preto, Juazeiro, Poço Cercado, Serra dos Batistas, Serra das Moças que atuam em torno das Atividades Litúrgicas das capelas.


Em 6 de fevereiro de 2015, por iniciativa dos jovens do próprio bairro, foi fundado o grupo de jovens do Bairro Caixa D'Água, que foi batizado de "Filhos da Rainha". O Filhos da Rainha foi criado com o objetivo de unir a juventude do bairro em prol da evangelização, com ações de cunho social - serenatas em homenagem as mães, distribuição de cestas básicas a famílias carentes, por exemplo - momentos de louvor e meditação, desenvolvimento artístico e protagonismo juvenil.
Apesar do pouco tempo de atuação, o caçula dos grupos de jovens já colhe alguns frutos, exemplo disso é a formação do grupo de dança Ador'Art e de um grupo de teatro. 

PJ Filhos da Rainha - Bairros Caixa D' Água/Vila Nova/ Cachimbos, Fundado em 2015. (Foto: Face PJFR)

Pastoral da Juventude Filhos da Rainha (Foto: Willanys Maia)
Momento de Louvor com o Ministério de Música Paz e Bem

Louvor organizado no patamar da capela de N. S. das Graças no Bairro Caixa D'Água

Momento de Oração e Doação de Alimentos

PJ Filhos da Rainha e PJ Filhos de Sião (Foto: Sabrina Lima)


Esperamos que o amor de Cristo nos mantenha sempre unidos e firmes na fé, convivendo com as diferenças e pluralidade da juventude católica; que o Papa Francisco seja nossa inspiração de como acolher e seguir os ensinamentos do Evangelho. Louvado seja Deus pela vida de cada uma que passou pelos grupos de jovens da Paróquia de São Pedro e ajudou a escrever um pedaço dessa história e que Deus nos inspire sempre a continuar e a incentivar o surgimento de novas lideranças para dar continuidade à caminhada. A história não Pára!


Paz e Bem!  

Postar um comentário

0 Comentários