Biografia do Padroeiro

 
A Paróquia de Parambu tem como padroeiro São Pedro. É de fundamental importância que conheçamos a sua história de vida, a sua experiência com Cristo e com os demais irmãos, para que assim entendamos o motivos de sua santidade e possamos tê-lo como referência na nossa missão como cristãos.

Apresentamos, para conhecimento, a biografia desse santo que muito bem representa a luta e os ideais da nossa igreja.






 
A VIDA

Pedro, apóstolo de Cristo, tinha inicialmente o nome de Simão, um nome de origem hebraica que significa aquele que ouve. Simão nasceu em Betsaida, na Galileia. Era filho de Jonas e irmão de André, apóstolo. Pescador por profissão. Quem primeiro se encontrou com Jesus foi seu irmão Este o apresentou ao Messias.




O CHAMADO

https://verdadecrista.files.wordpress.com/2013/09/pescadores-de-homens1.jpgQuando Simão morava em Cafarnaum, aconteceu seu extraordinário encontro com Jesus. Nesse acontecimento, Jesus convocou Simão a compor o número daqueles que seriam missionários a serviço de Jesus e que após ida de Cristo para o Pai, perpetuariam Seu ministério.

O chamado de Jesus àquele pescador veio de forma transformadora na sua vida. Começando pelo nome, que de Simão passou a Pedro, Jesus exigia de forma amoroso que aquele homem tivesse sua vida totalmente voltada ao serviço do Reino de Deus. Jesus o chamou Cefas, que passado para o grego significa Petrus – Pedra. Antes Simão, agora Pedro.

Jesus chamou Pedro com a seguinte frase “doravante serás pescador de homens” (Lc 5, 11). O até então pescador, continuaria sua profissão agora como missão, porém não mais com redes de pesca e sim, pregando a Palavra de Deus. Pedro torna-se um dos principais apóstolos de Jesus.


A MISSÃO

 http://blog.cancaonova.com/hpv/files/2012/09/Os-Doze-Apostolos.jpg

Pedro, seguindo Jesus, assumiu um importante papel na missão de “cristianizar”. Enquanto Jesus se encontrava fisicamente entre o povo, Pedro acompanhou vários de Seus milagres. Foi colocado em função de importância dentro da comunidade cristã. Recebeu uma proximidade tão grande com o Mestre que, quando este ressurgiu depois de Sua morte, Pedro foi o primeiro a vê-lo.

É considerado o primeiro papa da Igreja Católica e chamado pelos fiéis católicos por São Pedro. Essa definição é dada baseada na seguinte passagem: “que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:18-19)

Como líder dos apóstolos estava sempre a frente de assembleias e missões. Presidiu a reunião que escolheu Matias para suceder Judas Iscariotes, o traidor. A primeira pregação de São Pedro aconteceu no dia de Pentecostes. Expandiu seu ministério por várias regiões. Durante tais viagens, encontrou-se com São Paulo e tornaram-se grandes amigos e companheiros de missão. Ficaram presos por ordem de Nero. Enquanto se encontrava na cadeia, São Pedro junto a S. Paulo realizou inúmeros batismos.



A MORTE
 

http://www.agencia.ecclesia.pt/netimages/old/capela_paulina_crucificacao_sao_pedro_miguel_angelo.jpg
No ano 64 d.C, Pedro morreu crucificado. Quando soube que seria crucificado, Pedro escolheu ser posto de cabeça pra baixo, por considerar-se indigno de morrer como Jesus. O primeiro pontífice católico está enterrado na basílica que leva seu nome e se localiza no Vaticano.
O dia de S. Pedro é comemorado 29 de Junho.






FONTE: Infoescola

Postar um comentário

0 Comentários